metropoles.com

Lula não cita meta, mas promete “estabilidade fiscal” a empresários

No fim de outubro, Lula colocou em dúvida a entrega de um déficit zero em 2024. Nesta terça (7/11), ele defendeu estabilidade fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura g20
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura g20 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a uma plateia de empresários reunidos no Palácio Itamaraty que o governo brasileiro vai garantir estabilidade política, social, jurídica e fiscal. A fala foi proferida nesta terça-feira (7/11), dias após o próprio petista dizer que “dificilmente” o déficit zero será alcançado em 2024.

“Vamos garantir estabilidade política, estabilidade social, estabilidade jurídica, nós vamos garantir para vocês estabilidade fiscal e nós queremos garantir para vocês a possibilidade de vocês colocarem a inteligência empresarial de vocês para que esse país cresça cada vez mais”, afirmou Lula, em discurso na abertura do 6º Brasil Investment Forum (BIF).

Lula tem dito que o governo precisa de investimentos. Ele afirmou que não vai estabelecer uma meta fiscal que obrigue o governo a começar o ano fazendo corte de bilhões de reais nas obras que são prioritárias para o país.

“Dinheiro bom é dinheiro transformado em obra”, diz Lula a Haddad

A meta de déficit zero consta do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, documento que baliza o orçamento federal, enviado pela equipe econômica e sob análise do Congresso Nacional. Ainda há incerteza sobre se o governo vai patrocinar uma mudança na meta, apoiar uma alteração no texto por algum parlamentar ou mesmo postergar a decisão.

No evento desta terça no Itamaraty, Lula ainda defendeu que o fluxo de comércio exterior no Brasil pode chegar até US$ 1 trilhão.

O Brasil bateu recorde de US$ 607,7 bilhões negociados no comércio exterior no ano passado. Esse valor é um cálculo a partir das exportações e importações brasileiras.

Evento com Tebet, Haddad e Lula

O evento em que Lula discursou é voltado para a atração de investimentos estrangeiros da América Latina e acontece entre os dias 7 e 8 de novembro em Brasília. Além de Lula, cerimônia de abertura contou com as presenças do vice Geraldo Alckmin e de outros ministros de Estado, como Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Fernando Haddad (Fazenda).

O BIF é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?