metropoles.com

Reforma à vista: Lula confirma Ministério da Pequena e Média Empresa

Criação da pasta foi citada pelo petista durante a campanha. Lula prepara reforma ministerial para acomodar o Centrão no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (29/8), que pretende criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e empreendedores individuais. Caso a iniciativa seja concretizada, esta será a 38ª pasta do governo federal.

A proposta foi citada pelo mandatário durante o programa Conversa com o Presidente, transmissão semanal do governo. O nascimento de um novo ministério deve entrar nos planos de acomodar o Centrão em mais pastas na Esplanada, em meio às negoicações com o PP e o Republicanos. Uma reforma ministerial deve ser anunciada para os próximos dias.

“Eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que tenha um ministério específico pra essa gente que precisa de crédito e oportunidades”, declarou o petista.

A criação da pasta tem sido ventilada por Lula desde a campanha à Presidência, mas nunca chegou a ser concluída.

Nesta terça-feira, o mandatário voltou a defender a criação do ministério ao comentar a importância da geração de empregos com carteira assinada. No entanto, frisou que há muitos brasileiros que não se encaixam nessa categoria, e pretendem seguir no ramo do empreendedorismo.

“Quem nasceu dentro de uma fábrica, como eu, acha que emprego é só dentro de uma fábrica. Mas tem gente que prefere trabalhar em casa, na rua. Nós precisamos entender que essa gente tem importância, e precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial”, explicou.

Segundo Lula, quando essa pessoa estiver ganhando dinheiro, ele vai pagar o crédito. “Por isso, quero valorizar muito os microempreendedores individuais, as cooperativas, as pequenas e médias empresas, porque elas geram 60 ou 70% dos empregos deste país”, concluiu.

Veja como foi o programa:

Reforma ministerial

A expectativa é que Lula decida, até a próxima quarta-feira (30/8), o desenho da nova configuração ministerial. O governo federal já anunciou que mudanças na Esplanada serão feitas para acomodar o Republicanos e o PP, com nomeação de Silvio Costa Filho e André Fufuca.

A decisão deve ser tomada antes da viagem do presidente a capitais do Nordeste, para o lançamento nacional do programa Brasil Sem Fome e obras do PAC, ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?