metropoles.com

Lula minimiza carona em jatinho: “Eu tinha um amigo que tinha um avião”

O proprietário do jatinho é o dono da Qsaúde, empresário que confessou a prática de caixa dois e que foi preso na Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images
O presidente eleito Lula acena após discurso na COP27, no Egito - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula acena após discurso na COP27, no Egito - Metrópoles - Foto: Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images

O futuro presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a polêmica envolvendo o uso de um jatinho para ir à COP27, no Egito. O proprietário da aeronave é José Seripieri Junior, dono da Qsaúde, empresário que confessou a prática de caixa dois e que foi preso na Lava Jato.

“Eu fui convidado pelos partidos e pelo governador da Amazônia para ir à COP27, mas os estados não podiam arcar com a minha despesa. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou e eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava minha despesa”, disse Lula em Portugal, nesta sexta-feira (18/11), durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro português, António Costa.

4 imagens
Três presidentes: Filipe Nyusi, Marcelo Rebelo de Sousa e Lula
Presidentes de três países se encontraram em Lisboa
Lula cumprimenta apoiadores em Portugal
1 de 4

Lula em Portugal

Reprodução
2 de 4

Três presidentes: Filipe Nyusi, Marcelo Rebelo de Sousa e Lula

Ricardo Stuckert
3 de 4

Presidentes de três países se encontraram em Lisboa

Ricardo Stuckert
4 de 4

Lula cumprimenta apoiadores em Portugal

Reprodução

“E eu tinha um amigo que queria ir na COP e tinha um avião. E eu fui com ele em um avião novo, de boa qualidade, com muita segurança, porque é importante lembrar que um presidente eleito tem que cuidar da sua segurança, sobretudo em um país em que você tem bolsonaristas raivosos se espalhando pelo mundo afora.”

Veja o momento:

Amigo de Lula há mais de 10 anos, Seripieiri chegou a ser preso em 2020 pela Operação Lava Jato, em uma investigação sobre suposto caixa dois para a campanha de José Serra (PSDB-SP) ao Senado, em 2014.

Lula ainda afirmou que “se o estado brasileiro fosse democrático e a gente tivesse um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB“.

No entanto, como revelou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que a equipe de Lula não fez qualquer solicitação ao atual governo de uma aeronave.

“Isolamento mundial”

Junto ao premiê português, o petista também declarou que o Brasil “virou um país triste” na gestão de Bolsonaro, mas sua viagem é um indicativo de mudança.

“O Brasil voltou a discutir os assuntos que são de interesse da humanidade, para o Brasil, e para os nossos parceiros. Eu fiquei muito emocionado quando no discurso na COP27, o povo gritava “o Brasil voltou”. E era muito marcante para mim porque fazia quatro anos que o Brasil estava totalmente isolado do mundo”, disse.

“Nenhum país que sofreu bloqueio nesses últimos 30 anos teve o isolamento que o Brasil teve por culpa do próprio governo brasileiro. Não foi o mundo que isolou o Brasil. O Brasil que se isolou.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?