metropoles.com

Lula me deu o “direito” de tentar fazer meu sucessor, diz Lira

Presidente da Câmara afirma que seu diálogo com o chefe do Executivo é “muito claro”. Lira disse que sua escolha deve ser fechada em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira (15/7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe deu o “direito” de fazer ou tentar fazer o seu sucessor no comando da Casa. A troca de presidente será em fevereiro de 2025.

“Minha conversa com o presidente Lula sempre foi muita clara. Em todas as conversas, ele disse que eu teria o direito de fazer ou tentar fazer o sucessor como ele quer fazer o dele quando deixar a Presidência. Então, esse é um direito de quem está, de quem conduz”, disse Lira, em entrevista à CNN Brasil.

Lira declarou, no entanto, que há sim fatores de influência e que um dos acordos que fez com Lula é de que não haveria nenhuma mudança brusca de comportamento político.

“Lógico que tem muitos fatores. E a gente falar de veto, de escolha, não, conversas no nível que a gente tem hoje. Os compromissos que nós fizemos com o presidente Lula foi de dar a ele garantia de segurança econômica, de não ter nenhum tipo de pauta que cause transtorno econômico, de não ter nenhuma mudança brusca de comportamento político e não deixar de se posicionar”, argumentou o presidente da Câmara.

Lira voltou a sinalizar que deve oficializar o seu candidato à sucessão em agosto e que, a partir daí, a disputa deve ficar mais acirrada. Atualmente, os três nomes mais bem posicionados são o do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), do líder do PSD, Antônio Brito (BA), e do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP).

São citados também como possíveis candidatos, o líder do MSB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL), e o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?