metropoles.com

Lula Livre: parlamentares governistas e de oposição reagem

Deputados da ala antipetista e apoiadores do ex-presidente usaram as redes sociais para defender seus pontos de vista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
renan calheiros
1 de 1 renan calheiros - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (08/11/2019). A liberdade do petista repercutiu entre membros opositores e favoráveis à figura dele. Apesar do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ainda não ter se pronunciado, os filhos dele, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), usaram as redes sociais para criticar a liberdade do petista.

Carlos publicou um vídeo do pai elogiando o ministro da Justiça, Sergio Moro. Na descrição das imagens, ele diz que “não tem dúvidas” de que o “jogo virará”, porque o Brasil “não aceita mais o show dos bandidos do PT, do PCdoB, do ‘Piçóu’ etc. Paciência e inteligência. Sei que o jogo virará rapidamente!”.

Para Eduardo, Lula não será adversário político do pai porque “está acabado politicamente”. O deputado federal e líder do PSL na Câmara dos Deputados disse ainda que o ex-presidente, a quem chamou de “cachaceiro”, recebe uma importância “que ele não tem mais”.

Defensora de Bolsonaro, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) criticou a “rapidez” com que Lula foi solta. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a possibilidade de execução antecipada da pena após condenação em segunda instância na noite de quinta (08/11/2019).

“Como a Justiça Brasileira é rápida! O mundo deve estar espantado. Dois exemplos da eficiência da nossa judtiça: a rapidez dos processos ( exemplo Lula) e as urnas eletrônicas. Devem estar com muita inveja nossa!”, escreveu nas redes sociais.

A deputada Dayane Pimentel (PSL-BA) disse que Lula terá de enfrentar “uma política com uma renovação estrondosa no Congresso Nacional”, que mostrará a “Lula e sua corja o que é patriotismo e compromisso com a população: leis, manifestações, discursos, reflexões… Lula, você ouviu falar de nós, agora vai ter que nos enfrentar”, publicou.

Kim Kataguiri (DEM-SP) criticou o PT pela militância contra o fim da prisão após condenação em segunda instância: “Cunha livre, Eduardo Azeredo livre e Sérgio Cabral livre. Parabéns, petistada, soltaram o ladrão de vocês (que não vai servir de nada porque está com os direitos políticos cassados) e ainda fizeram a alegria dos corruptos dos outros partidos. Golaço!”

Apoio a Lula

Defensores de Lula também movimentaram o Twitter para comemorar a soltura dele. “Emoção por Lula, pela democracia e pelo Brasil. Gratidão pelas pessoas que ficaram em vigília cada dia desta injusta prisão. A verdade sobre o processo falso de Moro foi desmascarada pela #VazaJato por jornalistas livres. Temos um país pelo qual lutar. Um povo para amar”, escreveu a deputada Maria do Rosário (PR-RS).

Emoção por Lula, democracia e Brasil.
Gratidão pelas pessoas q ficaram em vigília cada dia desta injusta prisão;
A verdade sobre o processo falso de Moro foi desmascarada p/ #VazaJato por jornalistas livres;
Temos um país pelo qual lutar.
Um povo p/ amar https://t.co/wYIpilABRw pic.twitter.com/zKE2Y50hd7

— Maria do Rosario #LulaLivre (@mariadorosario) November 8, 2019

“A liberdade de Lula repara apenas parte da trama para tirá-lo do páreo em 2018. Condenado sem provas por um conluio, a justiça só será restabelecida com a anulação da sentença por parcialidade do juiz”, escreveu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), um dos parlamentares mais críticos da operação Lava Jato e aliado do petista durante a maior parte de seus dois mandatos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?