metropoles.com

Lula lança ação para que cidadãos opinem sobre prioridades do governo

Presidente Lula (PT) participa, em Salvador, de primeira plenária estadual para elaboração do Plano Plurianual 2024-2027. Também há um site

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo federal abre, nesta quinta-feira (11/5), uma página para que cidadãos possam participar da escolha de programas e ações prioritárias para os próximos anos. Batizado de Brasil Participativo, a plataforma serve como retomada de uma ação de outros governos petistas: reuniões presenciais nos estados para a elaboração de um Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da primeira plenária estadual nesta quinta, em Salvador (BA), na Arena Fonte Nova. Outros eventos acontecerão em todas as capitais nas próximas semanas, sendo os próximos em Maceió (AL), nesta sexta (12/5), no Centro de Convenções de Maceió, das 10h às 13h, e em Recife (PE), no mesmo dia, no Teatro dos Guararapes, das 16h às 19.

Nos eventos, cidadãos podem se inscrever para falar sobre quais prioridades o poder público deve ter nos próximos anos. As sugestões serão reunidas para a elaboração do plano plurianual, que, segundo o governo, vai ajudar na formulação de políticas públicas e nas propostas orçamentárias enviadas ao Poder Legislativo.

Essa ação é coordenada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, chefiado pela ministra Simone Tebet, que acompanha Lula em Salvador. “As principais propostas que os senhores decidirem e escolherem vão a votação. As principais propostas, as principais ações em todas as áreas, como saúde, educação, segurança pública e energia, serão incorporadas no PPA que entregaremos em agosto [ao Congresso]. E a partir do ano que vem, nossa LDO e nosso Orçamento vai cobrir as prioridades determinadas pelo povo”, disse ela, no evento.

“A gente está colocando o povo para dizer o que vocês querem paro o povo”, disse Lula. “Onde a gente aplica o dinheiro arrecadado de vocês. Queremos ouvir o povo para dar prioridade nas coisas sociais”, continuou o presidente. “Quem vai aprovar é o Congresso Nacional, mas o Congresso tem que saber que Orçamento não é só da Simone, não é só do governo, que tem o dedo do povo”, concluiu.

Versão digital

Na plataforma digital Brasil Participativo, cidadãos podem eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três. A página aceitará participações desta quinta até o dia 10 de julho, daqui a dois meses.

Para participar é preciso ter um perfil na plataforma do governo, o Gov.Br. É o mesmo perfil utilizado para acessar serviços públicos como a declaração do Imposto de Renda e para fazer pedidos via Lei de Acesso à Informação.

Veja a íntegra da participação de Lula na plenária de Salvador:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?