metropoles.com

Lula lamenta “pouco trabalhador” no Congresso: “Maioria é advogado”

O presidente Lula lembrou do período de sindicalista, quando buscou o apoio do Congresso para aprovar uma lei em prol dos trabalhadores

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida reuniao ministerial lula palacio do planalto - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida reuniao ministerial lula palacio do planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (30/8) que tem “pouquíssimo trabalhador” no Congresso Nacional, e que a maioria é “profissional liberal, advogado e médico”. A declaração foi dada durante a cerimônia de inauguração da AeC Contact Center, uma empresa de telemarketing, em João Pessoa (PB).

Na ocasião, o chefe do Executivo falava de sua época de sindicalista, quando buscou apoio do parlamento para aprovar uma lei que beneficiava trabalhadores.

“Eu comecei a andar dentro do Congresso Nacional para pedir apoio e eu descobri que não tinha um trabalhador no Congresso Nacional, de 513 deputados. Eu falei: ‘Como eu quero que seja aprovada uma lei que vai beneficiar os trabalhadores se eles não estão lá dentro?'”, questionou o presidente.

“E você vê que tem pouquíssimo trabalhador lá dentro. A maioria é profissional liberal, é advogado, é médico. Porque também ninguém se apresenta candidato como fazendeiro. É sempre advogado, profissional liberal, mas na verdade é fazendeiro. Por isso a bancada ruralista é tão grande”, complementou o titular do Planalto.

Lula prosseguiu, afirmando que a partir desse episódio, tomou a decisão de criar o Partido dos Trabalhadores (PT). “Se os trabalhadores quiserem que as coisas melhorem para eles, nós temos que criar um partido político”, pontuou, durante discurso.

Veja a declaração:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?