Lula lamenta mortes em acampamento do MST no Pará
Nove pessoas morreram em incêndio no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), no Pará, no último sábado (9/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nas redes sociais, a morte das pessoas em Paraupebas, no Pará, neste domingo (10/12).
Veja:
Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Paraupebas, Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos. Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária,…
— Lula (@LulaOficial) December 10, 2023
Nas redes sociais, ele também prestou solidariedade as pessoas afetadas. “Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados”, afirmou.
São, no total, nove pessoas mortas no incêndio que acometeu o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no município de Parauapebas, no Pará, no sábado (9/12). Três são técnicos da empresa G5 internet, e o restante são pessoas que estavam acampadas.
Lula ainda destacou as tentativas do governo federal em avançar a reforma agrária, através da identificação das terras públicas. “Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária, com a identificação de terras públicas disponíveis, para, após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias do campo”, escreveu.
Entenda o ocorrido
Um incêndio acometeu um dos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no município de Parauapebas, no Pará, no sábado (9/12). Na ocasião, um curto-circuito causou o incêndio, que se alastrou pelos barracos das famílias. Várias pessoas ficaram feridas, e nove pessoas morreram.
Em razão da tragédia, o MST convocou uma assembleia com os acampados e ato de solidariedade as famílias do Acampamento Terra e Liberdade, que acontecerá neste domingo (10/10), às 16h. Já a empresa G5, que teve três técnicos mortos na fatalidade, lançou uma nota de pesar, e ressaltou que presta apoio aos familiares.
Veja a íntegra da nota de pesar da empresa G5:
“A G5 Internet lamenta profundamente o falecimento dos colaboradores Gabriel Pereira da Silva, Geovane Pereira dos Santos, Francisco do Nascimento Sousa Júnior. A G5 Internet segue dando apoio e auxílio aos familiares dos colaboradores. Estendemos também nossas condolências a todos que perderam seus familiares e amigos no incêndio ocorrido no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”.