metropoles.com

Lula lamenta morte de Ziraldo: “Onipresente na cultura popular”

Presidente Lula lembrou trajetória do escritor e se solidarizou com familiares, parentes e fãs de Ziraldo. “Defesa da imaginação”, escreveu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida do cartunista Ziraldo-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do cartunista Ziraldo-Metrópoles - Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais para lamentar a morte do escritor e cartunista Ziraldo, aos 91 anos.

“Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira. O Menino Maluquinho, seu personagem mais conhecido, povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões”, escreveu Lula em sua conta no X (antigo Twitter).

Ziraldo morreu dormindo em casa, no Rio de Janeiro, por volta das 15 horas deste sábado (6/4). Ele era um dos mais respeitados escritores infantis do Brasil e criou o clássico O Menino Maluquinho, livro lançado em 1980, adaptado para o cinema e para a televisão.

“São inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecíveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão. Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo”, escreveu Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também usou as redes sociais para transmitir sentimentos para amigos e familiares de Ziraldo.

“Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Ziraldo, artista de múltiplos talentos, que introduziu gerações de brasileiros à leitura, com leveza e humor. Ziraldo pertenceu a uma geração de intelectuais e artistas brilhantes, que fez história em nosso país e que continua a inspirar com sua criatividade e poder de síntes”, escreveu.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), também usou as redes sociais para se manifestar sobre a morte do cartunista.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Pacheco escreveu que Ziraldo é “ídolo de uma geração de crianças” e “um dos maiores cartunistas do país”.

“Seus personagens, principalmente o Menino Maluquinho, marcaram gerações”, escreveu o parlamentar, que ainda desejou sentimentos à família, amigos e admiradores do escritor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?