Lula lamenta morte de Maria da Conceição Tavares: “Paixão pelo debate”
Economista Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (8/6), aos 94 anos, em Nova Friburgo (RJ)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, neste sábado (8/6), sobre a morte da economista Maria da Conceição Tavares. Aos 94 anos, ela estava em Nova Friburgo (RJ) e a causa da morte ainda não foi divulgada.
“Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”, escreveu Lula.
O chefe do Executivo ressaltou o trabalho de Conceição Tavares na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil”, lembrou Lula, que desejou sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores.
O legado de Maria da Conceição Tavares
Nascida na cidade portuguesa de Anadia, se mudou para o Brasil em 1954 para fugir da ditadura de António de Oliveira Salazar e se naturalizou brasileira em 1957. Estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tavares foi deputada federal filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) por um mandato, entre 1995 e 1999, e escreveu diversos livros sobre desenvolvimento econômico.