Lula lamenta morte de Luis Edwiges, líder rural e fundador do PT
“Um grande brasileiro, grande companheiro e amigo”, escreveu Lula em nota. Luis Edwiges, ativista da causa camponesa, morreu aos 94 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta quarta-feira (6/12), a morte do líder camponês Luis Edwiges, de 94 anos, em Campo Maior, Piauí, no último domingo (4/12). “Um grande brasileiro, grande companheiro e amigo”, afirmou o mandatário.
Em nota, Lula disse que o ativista da causa camponesa foi “um lutador para que os camponeses brasileiros tivessem uma vida melhor”. “Meus sentimentos e abraço aos familiares, amigos e companheiros de Luís Edwiges”, prosseguiu.
Além de exercer um papel de liderança entre os trabalhadores do campo, ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), mesma sigla do presidente da República. O ativista também foi fundador da Central Única do Trabalhadores (CUT).
Quem foi Luis Edwiges?
Batizado como Luiz José Ribamar Osório Lopes, ele foi um camponês e trabalhador rural da comunidade de Matinhos, na zona rural do município de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí. Edwiges integrou as Ligas Camponesas — movimento, iniciado na década de 1950, em prol da reforma agrária e melhoria da qualidade de vida no campo — organização perseguida durante a ditadura militar.
À época, ao lado de amigos, Edwiges abriu a Associação dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura de Campo Maior, a primeira Liga Camponesa do Piauí e a terceira do Nordeste.
Confira a nota de Lula na íntegra:
“Luis Edwiges foi um camponês, um trabalhador rural da comunidade de Matinhos, na Zona Rural do município de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí. Foi líder dos trabalhadores rurais, membro das Ligas Camponesas, perseguido na época da ditadura. Foi fundador do PT e um lutador para que os camponeses brasileiros tivessem uma vida melhor. Um grande brasileiro, grande companheiro e amigo, que faleceu essa semana com 94 anos de idade. Meus sentimentos e abraço aos familiares, amigos e companheiros de Luís Edwiges”.