Lula institui grupo de trabalho para combate à violência nas escolas
Representantes de ministérios e secretarias se reunirão mensalmente para discutir políticas de prevenção e enfrentamento a crimes em escolas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que institui um grupo de trabalho interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.
A determinação consta na edição desta quinta-feira (6/4) do Diário Oficial da União (DOU), publicada um dia após o massacre em uma creche de Blumenau (SC), que terminou com quatro crianças assassinadas.
O grupo, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC), incluirá outros seis ministérios e duas secretarias federais.
Saiba quais:
- Ministério da Educação
- Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
- Ministério das Comunicações
- Ministério da Saúde
- Ministério da Cultura
- Ministério do Esporte
- Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria-Geral da Presidência da República
Os integrantes do grupo interministerial ficará responsável por promover estudos sobre contexto e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, bem como propor políticas públicas para esses fins.
Os integrantes serão indicados pelos titulares dos órgãos representados e se reunirão mensalmente, presencialmente ou por meio de videoconferências.
Ao fim dos encontros, 180 dias após a primeira reunião, os participantes do grupo terão de entregar um relatório aos chefes das pastas representadas, com as propostas sugeridas.
O decreto prevê, ainda, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública institua programa de apoio à constituição e capacitação de rondas escolares e de órgãos similares junto a polícias estaduais e guardas municipais.
Além de Lula, assinam o decreto os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); Camilo Santana (Educação); e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).