Lula inicia giro pelo Nordeste com entregas do MCMV e novos anúncios
Agendas do presidente no fim da semana serão no Ceará, Piauí e Maranhão, para uma sequência de novos anúncios no Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT) dá início a uma série de viagens pelo Nordeste, a partir desta quinta-feira (20/6), com o intuito de fazer entregas e divulgar novas ações do governo federal na região. As agendas vão passar pelo Ceará, Piauí e Maranhão.
A primeira parada é em Fortaleza (CE), onde o chefe do Executivo vai anunciar investimentos em institutos federais no estado. Em seguida, ele participa da cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), também na capital cearense.
Já na sexta (21/6), Lula embarca para Teresina (PI), para divulgar novos investimentos no setor de portos, além de assinar cessões de terrenos da Secretaria de Patrimônio da União.
No mesmo dia, no Maranhão, ele participa de evento para a renovação do contrato de concessão do Porto de Itaqui. Também estão previstos anúncios relacionados ao Ministério de Minas e Energia.
Viagens de Lula
Em janeiro, Lula realizou um giro semelhante na região, com passagem pela Bahia, Pernambuco e Ceará. Em abril, o presidente retornou ao Nordeste para mais agendas em cidades pernambucanas, como Arcoverde e Goiana, antes de voltar ao solo cearense.
Outro local que tem recebido atenção extra do chefe do Executivo é o Rio de Janeiro, por onde Lula passou na quarta-feira (19/6) para a posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e para um evento relativo à cultura.
O petista aproveita as viagens de inauguração de obras e anúncios também por motivos eleitorais, já que é uma chance de promover novos encontros com aliados e opositores, além de conversar com um eleitorado mais amplo.
Em 2024, o presidente tem focado nas agendas internas, após boa parte do primeiro ano deste mandato ser dedicada às viagens internacionais. Lula não perdeu a visão das pautas externas, mas, em vez de deixar o país, tem convidado demais chefes de Estado para o Brasil.