Lula indicará autoridade federal para atuar no RS, diz ministro
A autoridade federal fará interlocução entre o governo e prefeitos. Anúncio deve ocorrer nesta quarta, durante viagem de Lula ao RS
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (14/5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeará uma autoridade federal para acompanhar a situação no Rio Grande do Sul até o fim da calamidade. O anúncio deve ocorrer nesta quarta-feira (15/5), durante a visita do chefe do Executivo ao estado.
“Ele pretende colocar alguém para representar ao governo federal dado o volume de relacionamento que vai ser preciso para revertermos essa situação”, disse o ministro em entrevista à GloboNews.
O indicado ficará responsável pela articulação entre órgãos federais e prefeitos. “Estamos levando em consideração o fato de que muitos dos prefeitos e prefeitas estarão trabalhando pela reconstrução dos municípios e não terão condições de ficar indo a Brasília em busca de recursos. É uma decisão do presidente Lula para garantir toda assistência necessária ao povo gaúcho”, explicou o chefe da Casa Civil.
Lula viajará ao Rio Grande do Sul nesta quarta, pela terceira vez desde o início da tragédia. A ideia é realizar uma nova rodada de anúncios, ao lado do governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).
“Pretendo na quarta-feira ir ao Rio Grande do Sul, junto a você [Eduardo Leite], fazer anúncio das novas medidas que vamos tomar. Só para saber que não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver 100% de pé”, afirmou o presidente.