Lula inaugura campanha no 2º turno com “megacomício” no Ceará
Após atuação apagada no primeiro turno, Lula agora intensifica participação em campanhas de aliados na segunda rodada das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou compromisso de campanha no fim da tarde desta sexta-feira (11/10). O titular do Planalto, cobrado por aliados pela atuação tímida no primeiro turno das eleições municipais de 2024, participará do primeiro ato de campanha para a nova rodada do pleito.
Às 17h13, com o minuto simbolizando o número de urna do partido, Lula estará no “megacomício” com o candidato petista à Prefeitura de Fortaleza (CE) e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
Estarão presentes também o ministro da Educação e ex-governador do estado, Camilo Santana, e o atual mandatário do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Em agosto, Lula já havia ido a Fortaleza para o lançamento da campanha de Leitão.
“Fortaleza quer mudança. É hora de a nossa cidade avançar com a força do time 13. Vamos juntos dizer não ao candidato do bolsonarismo”, escreveu Leitão no Instagram.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.
Para o segundo turno, o candidato tem apelado para a luta contra a corrente política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas urnas, Leitão enfrentará o deputado federal André Fernandes (PL).
Na primeira rodada, Fernandes teve 40,20% dos votos, enquanto o candidato de Lula obteve 34,33%.
Antes do comício, o titular do Planalto cumprirá agendas oficiais na capital cearense. Pela manhã, Lula fará a entrega de residências do Minha Casa, Minha Vida e, à tarde, participa da entrega de ônibus escolares adquiridos com recursos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento].
Compromissos eleitorais
Se no primeiro turno a atuação do presidente foi apagada, no segundo Lula deve se dedicar mais às campanhas de aliados. Nesta semana, além de Fortaleza, o petista vai passar por Belém, onde vai apoiar a candidatura de Igor Normando (MDB). Na ocasião, os dois devem se reunir.
Na semana seguinte, está prevista viagem do presidente a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A candidata do PT na capital, Maria do Rosário, disputa o segundo turno contra o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), que é apoiado por Bolsonaro.
Lula também gravou material de campanha para aliados – entre eles, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol).