metropoles.com

Lula: “Golpistas foram mapeados e democracia saiu fortalecida do 8/1”

Lula prepara um ato em memória aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Evento contará com chefes dos Três Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao portal Uol, publicada neste sábado (6/1), que as autoridades de segurança do governo federal mapearam as pessoas envolvidas nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Na avaliação do mandatário, a democracia brasileira se fortaleceu após a tentativa de golpe. O presidente prepara um ato em memória ao 8 de janeiro. O evento contará com representantes dos Três Poderes e ocorrerá na próxima segunda-feira (8/1), no Congresso Nacional.

“Eu tenho certeza que a democracia saiu mais fortalecida. Pela primeira vez a gente mapeou quem estava com quem, quem estava querendo ou não dar golpe. A grande maioria da classe política, dos governadores, das personalidades das instituições e a grande maioria do povo não queria ditadura, queria democracia. A democracia saiu fortalecida, e é importante que a gente aprenda uma lição”, afirmou Lula.

O presidente também ressaltou a importância de “atender aos anseios da população” para garantir a manutenção da democracia. “Emprego, salário, educação, saúde. Precisamos fazer a sociedade compreender que através da democracia a gente pode garantir um estado de bem estar social que as pessoas vivam com muita dignidade e respeito neste país”, concluiu.

4 imagens
Ato terrorista de 8 de janeiro em Brasília
1 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Ato terrorista de 8 de janeiro em Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles

8 de janeiro

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), foram instauradas 1.354 ações penais contra participantes dos atos antidemocráticos. O primeiro réu foi condenado em 14 de setembro.

Até o momento, foram julgadas e condenadas 30 pessoas por crimes como associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de estado e deterioração de patrimônio tombado.

Aproximadamente 200 denunciados ainda devem ser julgados. No total, 2.170 pessoas acabaram presas em 8 e 9 de janeiro. Segundo o STF, 66 pessoas permanecem detidas preventivamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?