Lula foi condenado há duas horas. E daí? O que muda no mundo?
Metrópoles listou cinco fatos que aconteceram depois que o juiz Sérgio Moro proferiu a sentença do ex-presidente
atualizado
Compartilhar notícia
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva mexeu com a economia e também com as discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que está analisando o relatório de Sergio Zveiter (PMDB/RJ) contra o presidente Michel Temer (PMDB/SP). Confira cinco fatos que aconteceram depois da primeira condenação do ex-presidente:
1. Dólar em queda
O dólar que já havia chegado a R$ 3,23 pela manhã caiu mais durante a divulgação da condenação do ex-presidente. Por volta das 14h50 desta quarta-feira (12/7), a moeda norte-americana operava em queda de 1,44%, a R$ 3,2065, no menor patamar durante as negociações desde o dia 17 de maio, véspera da revelação das delações de executivos da JBS.
2. Bolsa dispara
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo disparou com a notícia da condenação do ex-presidente. O Ibovespa já vinha em trajetória positiva no dia após a aprovação da reforma trabalhista na véspera, mas ampliou a alta no início da tarde. Às 15h42, subiu 1,58%, chegando aos 64.843 pontos. Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras lideravam as altas do índice, subindo mais de 4% nas preferenciais e mais de 3% nas ordinárias.
3. Destaque internacional
A sentença do ex-presidente Lula virou destaque dos principais jornais ao redor do mundo.
4. Manifestação na CCJ
A CCJ da Câmara, que analisa as denúncias contra o presidente Temer, mudou o foco logo após a divulgação da condenação de Lula. Em nome do Solidariedade, o deputado Wladimir Costa (PA) comemorou a decisão do juiz Sérgio Moro. “Lula finalmente terá suas madeixas raspadas”, disse.
5. Assunto mais comentado no mundo
Lula entrou no topo da lista do Trending Topics mundial do Twitter. Alguns usuários da rede social atacaram e outros defenderam o ex-presidente. Há até mensagens em espanhol comentando a notícia. O PT decidiu fazer um tuitaço com a hashtag #LulaInocente. Em resposta, os adversários políticos estão usando a #LulaCondenado.