Lula faz reunião emergencial para tratar sobre massacre em Blumenau
Lula estabelecerá grupo de trabalho interministerial para elaborar estratégias de promoção da cultura da paz e de não violência nas escolas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, na tarde desta quarta-feira (5/4), uma reunião emergencial para tratar do massacre que ocorreu nesta manhã em uma creche de Blumenau, Santa Catarina. Munido de uma machadinha, Luiz Henrique de Lima, 25 anos, matou quatro crianças e deixou feridos.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, se reúnem nesta tarde, no Palácio do Planalto, os seguintes ministros convocados por Lula: ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; ministro da Educação, Camilo Santana; ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; e ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo.
De acordo com Pimenta, a ideia é de que o encontro sirva para o estabelecimento de um grupo de trabalho interministerial a fim de elaborar estratégias de promoção da cultura da paz e de não violência nas escolas. Ele seria coordenado pelo Ministério da Educação.
“O presidente deve assinar um grupo de trabalho interministerial para pensar iniciativas de valorização de uma cultura da paz e da não violência. Nosso companheiro Décio Lima foi lá ao local da tragédia e conversou com a diretora da creche. Estamos acompanhando passo a passo do que está acontecendo”, informou Pimenta.
Segundo o ministro-chefe, desde que a tragédia veio a público, Lula está muito “baqueado”. Mais cedo, o petista se manifestou sobre o ocorrido pelas redes sociais.
“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
— Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
O crime
Luiz Henrique de Lima, 25 anos, invadiu uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), na manhã desta quarta-feira (5/4), e matou ao menos quatro crianças. O suspeito atacou as vítimas com uma arma branca – testemunhas falam em uma machadinha – e depois foi preso pela Polícia Militar do estado.
Quatro crianças feridas foram atendidas no Hospital Santo Antônio. Entre elas, estão duas meninas de 5 anos, um menino de 3 anos e um de 5. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, as crianças já receberam atendimento no centro de urgência emergencial..
Segundo a imprensa local, ele foi preso com a ajuda de testemunhas que viram o homem descendo de uma moto e pulando o muro da creche. O ataque ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha.
De acordo com o portal NSC Total, parceiro do Metrópoles, a ocorrência mobiliza Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de trânsito e até mesmo ambulâncias particulares. Pais se aglomeram no entorno da unidade de educação. O site também diz que o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, colocará a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) para ajudar na ocorrência.
Nas redes sociais, circulam vídeos de pessoas desesperadas com o incidente. Em um dos vídeos, uma mulher mostra o local do crime com diversos pais e responsáveis a procura de informações dos filhos. “Olha isso, gente. Que tristeza, pelo amor de Deus”, desabafou.
Confira vídeo feito pelo portal NSC Total: