metropoles.com

Lula faz churrasco com produtores de frutas e ouve demandas do setor

Presidente Lula e ministros receberam representantes dos setores de frutas e sucos. Participantes avaliaram a reunião como positiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do presidente Lula falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu cerca de 60 representantes dos setores de frutas e sucos em uma reunião informal na casa de campo oficial da Presidência, na Granja do Torto, na noite desta quinta-feira (21/3). Durante o encontro, com direito a churrasco e cerveja, o chefe do Executivo ouviu as demandas de empresários. Ao final, produtores avaliaram a reunião como positiva.

Uma das questões levadas ao presidente foi o problema da alta carga tributária sobre o setor. “O Brasil tem uma capacidade muito grande de produzir, processar, envasar e distribuir essas frutas na forma de suco para o mercado brasileiro, mas sofre com uma carga tributária de mais de 38% nesse momento”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo e CEO Agropratinha (Suco Prats), Paulo Edson Pratinha Alves.

Segundo ele, o governo atendeu ao pedido e se comprometeu com a redução dos tributos sobre a atividade. “Conseguimos fazer com que haja a redução da carga tributária do suco natural em 60%, mas o objetivo é trazer suco natural sem a adição de açúcar e conservante para a cesta básica”, destacou o empresário.

Também foram apresentadas demandas relacionadas à infraestrutura, importação e necessidade de aumento da mão de obra para o setor.

A reunião faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Planalto para aproximar o presidente do agronegócio. Nas próximas semanas, agendas semelhantes devem acontecer com produtores dos setores de café, algodão, floresta plantada e bioinsumos.

Na saída da reunião, os empresários também falaram sobre a relação com o governo e a ideia de que o agronegócio está atrelado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A gente tem que deixar essa questão da ideologia um pouco de lado porque uma coisa é o que as pessoas falam nas redes sociais. Outra coisa é a relação institucional que existe entre entidades organizadas, que representam setores e interesses econômicos legítimos, com o governo. São coisas diferentes”, avaliou o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

“O presidente da República chamar o setor para ouvir, com sua equipe de ministros, é um passo muito imporante para o relacionamento como um todo”, completou o empresário.

Além de Lula, participaram da reunião os ministros Carlos Fávaro, Rui Costa, Geraldo Alckmin, Marcio Macedo e Paulo Teixeira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?