Lula faz churrasco com produtores de frutas e ouve demandas do setor
Presidente Lula e ministros receberam representantes dos setores de frutas e sucos. Participantes avaliaram a reunião como positiva
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu cerca de 60 representantes dos setores de frutas e sucos em uma reunião informal na casa de campo oficial da Presidência, na Granja do Torto, na noite desta quinta-feira (21/3). Durante o encontro, com direito a churrasco e cerveja, o chefe do Executivo ouviu as demandas de empresários. Ao final, produtores avaliaram a reunião como positiva.
Uma das questões levadas ao presidente foi o problema da alta carga tributária sobre o setor. “O Brasil tem uma capacidade muito grande de produzir, processar, envasar e distribuir essas frutas na forma de suco para o mercado brasileiro, mas sofre com uma carga tributária de mais de 38% nesse momento”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo e CEO Agropratinha (Suco Prats), Paulo Edson Pratinha Alves.
Segundo ele, o governo atendeu ao pedido e se comprometeu com a redução dos tributos sobre a atividade. “Conseguimos fazer com que haja a redução da carga tributária do suco natural em 60%, mas o objetivo é trazer suco natural sem a adição de açúcar e conservante para a cesta básica”, destacou o empresário.
Também foram apresentadas demandas relacionadas à infraestrutura, importação e necessidade de aumento da mão de obra para o setor.
A reunião faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Planalto para aproximar o presidente do agronegócio. Nas próximas semanas, agendas semelhantes devem acontecer com produtores dos setores de café, algodão, floresta plantada e bioinsumos.
Na saída da reunião, os empresários também falaram sobre a relação com o governo e a ideia de que o agronegócio está atrelado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A gente tem que deixar essa questão da ideologia um pouco de lado porque uma coisa é o que as pessoas falam nas redes sociais. Outra coisa é a relação institucional que existe entre entidades organizadas, que representam setores e interesses econômicos legítimos, com o governo. São coisas diferentes”, avaliou o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
“O presidente da República chamar o setor para ouvir, com sua equipe de ministros, é um passo muito imporante para o relacionamento como um todo”, completou o empresário.
Além de Lula, participaram da reunião os ministros Carlos Fávaro, Rui Costa, Geraldo Alckmin, Marcio Macedo e Paulo Teixeira.