metropoles.com

Lula fará parada em Cabo Verde para reunião com presidente do país

Lula deixou a Bruxelas na manhã desta quarta (19) e segue para país africano, onde terá agenda bilateral com o presidente José Maria Neves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida presidente lula sanciona Minha Casa Minha Vida, com bandeira do Brasil e brasão da República ao fundo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula sanciona Minha Casa Minha Vida, com bandeira do Brasil e brasão da República ao fundo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após deixar a Bélgica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma visita oficial à cidade de Praia, capital de Cabo Verde, nesta quarta-feira (19/7). O mandatário terá um encontro com o presidente do país africano, José Maria Neves, antes de retornar a Brasília no fim do dia.

Em março, o petista recebeu o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no Palácio Itamaraty. A primeira visita do mandatário brasileiro a um país africano, no entanto, ocorre durante uma parada técnica após a viagem do petista à Bruxelas. Conforme a agenda oficial, Lula deve ficar menos de duas horas em Praia.

Esta é a 15ª viagem oficial do petista desde que ele assumiu a chefia do Palácio do Planalto, em janeiro deste ano. Desde então, Lula teve pelo menos 80 agendas com chefes de Estado e de governo, em encontros bilaterais ou por telefone, segundo levantamento do Metrópoles.

A agenda oficial do presidente Lula prevê os seguintes compromissos:

  • Chegada à Praia (11h, no horário de Brasília);
  • Encontro com o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves (11h15, em Brasília)
  • Partida para o Brasil (12h30, no horário de Brasília)

Brasil e Cabo Verde integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), grupo que reúne outros sete países: Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As duas nações têm histórico de cooperação em diversos setores, em especial, na área de educação.

O mandatário brasileiro já foi a Cabo Verde em duas ocasiões durante os dois últimos mandatos como presidente da República. Em 2004, quando encontrou com o presidente ex-presidente Pedro Pires e, em 2010, quando participou da Cúpula Brasil–Cedeao.

Visita a Bélgica

O presidente brasileiro cumpriu uma agenda de dois dias em Bruxelas, na Bélgica, para participar da reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

Durante o encontro, o tratado entre os Mercosul e o bloco europeu e a questão da Venezuela figuraram entre os destaques. Segundo o mandatário brasileiro, o bloco sul-americano enviará, em até três semanas, uma resposta à carta adicional enviada pelos europeus com condições para a ratificação do acordo de livre-comércio entre os grupos.

Após uma reunião com representantes do governo e da oposição na Venezuela, também às margens da Cúpula, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron (França), além de outros líderes sul-americanos, publicaram uma declaração em que defendem a retirada de sanções à Venezuela, desde que o país tenha eleições “justas, tansparentes e inclusivas” em 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?