O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia no quadril, na próxima sexta-feira (29/9), para tratar um quadro de osteoartrite, caracterizado pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
O mandatário passará por uma cirurgia chamada artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, ela consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese.
O presidente tem artrose no quadril há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com a deterioração das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.
5 imagens
1 de 5
Mandatário usou uma máscara durante evento no Itamaraty na segunda
Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5
Lula recebeu o primeiro-ministro do Vietnã no Palácio do Itamaraty
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
3 de 5
O mandatário fará uma cirurgia no quadril na sexta-feira (29/9)
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
4 de 5
Esta é a primeira visita de um líder do país asiático ao Brasil em 15 anos
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
5 de 5
Ele ficou três semanas no Palácio da Alvorada se recuperando da cirurgia
Lula tem se queixado do incômodo causado pelo quadro. Nessa segunda-feira (25/9), o petista voltou a afirmar que está desde agosto do ano passado convivendo com as dores, mas tranquilizou sobre a gravidade do quadro e a recuperação.
“A cirurgia é apenas para cuidar da minha saúde. Eu quero voltar a jogar bola, voltar a correr, voltar a fazer esteira, voltar a fazer ginástica. Eu estou desde agosto do ano passado com dor. Dói para dormir, dói para levantar, dói para sentar, dói para ficar em pé”, desabafou.
Lula prosseguiu: “Se depender de mim, eu não fico nem um dia [afastado]”, brincou. “É uma cirurgia que a ciência domina bem, não tem nenhuma novidade, mas obviamente é sempre cirurgia, sempre anestesia”.
Segundo o Palácio do Planalto, o presidente deve ficar internado até a terça-feira seguinte (3/10). Como o Metrópoles informou, o mandatário passará a despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, por pelo menos três semanas enquanto se recupera do procedimento.
Ao todo, Lula ficará seis semanas sem viajar durante o período de convalescença. O próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá no final de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.
Arteroplastia total
Como o Metrópoles detalhou anteriormente, a cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.
A recuperação acontece em poucos dias. O paciente pode se sentar, ficar em pé e caminhar com a ajuda de um andador a partir do segundo dia após a cirurgia. A alta médica costuma ocorrer entre o quarto e quinto dia.