Lula está bem e quer voltar ao Planalto, diz ministro
Ministro das Relações Institucionais e médico, Alexandre Padilha não marcou volta do presidente Lula a trabalho no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (29/3) que o presidente da República se recupera bem da pneumonia e da gripe que o acometem desde a última sexta (24/3). Contudo, não fixou data para que ele volte a despachar no Palácio do Planalto.
Por causa do estado de saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve que cancelar viagem que faria para a China e tem recebido ministros e assessores no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
“O presidente está muito bem de saúde. Ele queria hoje já voltar para o Palácio do Planalto. A gente que vetou”, disse Padilha, após se reunir com Lula no Alvorada.
Padilha afirmou que Lula recebeu “um veto ministerial e médico” da parte dele. E também “da doutora Ana [Ana Helena Germoglio, coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República], da equipe médica que conduz e acompanha o presidente Lula. Hoje, aqui no Alvorada, ele continua trabalhando de forma intensa desde manhã cedo, despachando com os ministros, entrando em contato”, continuou Padilha, que também é médico.
“Mas [a estadia no Alvorada] permite que a gente possa ficar um pouco mais reservado nessa reabilitação, mas tá muito bem”, completou o ministro.
Na terça, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, chegou a dizer que o presidente voltaria ao Palácio do Planalto já nesta quarta. Padilha preferiu não fazer previsões exatas.
“Não definiu ainda [quando volta], mas provavelmente volta até o final da semana. Porque é melhor tanto ter um certo ciclo que a gente chama um ciclo viral, então deixá-lo mais preservado, com menos contato com pessoas. Aqui no Alvorada ele consegue se reabilitar melhor. Por conta disso a gente reforçou a recomendação”, apontou.
De acordo com Padilha, a recomendação médica é que pelo menos até hoje Lula fique no Alvorada. “E, ao longo do dia, tanto a equipe médica quanto o próprio presidente podem decidir de retornar amanhã ou não para o palácio”, detalhou Padilha.