Lula entrega indenizações a moradores de “prédios-caixão” de Recife
O governo Lula celebrou um acordo para indenizar famílias proprietárias ou ocupantes dos chamados prédios-caixão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde desta terça-feira (2/7), da cerimônia de entrega das primeiras indenizações às famílias prejudicadas pelos chamados prédios-caixão, na região metropolitana do Recife.
Em junho, o governo federal celebrou um acordo para ressarcir proprietários e ocupantes de 431 edifícios interditados e com risco de desabamento. As famílias atingidas receberão uma indenização — de até R$ 120 mil por apartamento — e serão inseridos no programa Minha Casa Minha Vida.
Os prédios, construídos entre as décadas de 1970 e 1990, apresentam riscos estruturais que já causaram a morte de mais de 20 pessoas por desmoronamentos. As construções serão demolidas e destinadas a projetos públicos e sociais.
Na cerimônia, Lula entregou os chamados “cheque esperança” a beneficiários. Ao todo, a União irá desembolsar R$ 1,7 bilhão para as indenizações, pagas pela Caixa Econômica Federal.
“Uma demonstração simples de que quando o estado está preocupado em ajudar a resolver os problemas das pessoas, não existe problema que não seja resolvido”, disse o presidente, nesta terça.