Lula encontra líderes e diz que acordo UE-Mercosul está quase fechado
Reuniões sobre o tema têm se intensificado com a aproximação da Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou, nesta sexta-feira (1º/12), a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez. A reunião teve como tema um acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
“Estamos próximos de fechar esse acordo, que vai beneficiar nossos países. Ótimos encontros em Dubai”, escreveu Lula na rede social X (antigo Twitter).
Encontrei @vonderleyen, presidenta da Comissão Europeia, e o presidente do governo da Espanha @sanchezcastejon, para falar sobre o acordo União Europeia-Mercosul. Estamos próximos de fechar esse acordo, que vai beneficiar nossos países. Ótimos encontros em Dubai.… pic.twitter.com/UaM6UFTAvK
— Lula (@LulaOficial) December 1, 2023
As autoridades estão nos Emirados Árabes para a Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP28). Na próxima semana, o Rio de Janeiro receberá a Cúpula do Mercosul, onde é planejado o anúncio da trativa comercial entre o bloco latino-americano e o europeu.
Segundo embaixadores, o acordo União Europeia-Mercosul tem avançado e as reuniões têm se intensificado desde setembro para selar a cooperação até a cúpula. As conversas ocorrem até nos fins de semana e de forma online para acelerar a cooperação.
Outro fator para fechar em breve a resolução é a eleição de Javier Milei como presidente da Argentina — ele já indicou que não deseja integrar o bloco. Milei será empossado em 10 de dezembro e a cúpula do Mercosul se encerra dia 7 deste mês.