metropoles.com

Lula encontra editores do WikiLeaks e pede libertação de Assange

Kristinn Hrafnsson e Joseph Farrell, do Wikileaks, estão na América Latina para pedir libertação do ativista. Eles se encontraram com Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cláudio Kbene
lula wikileaks
1 de 1 lula wikileaks - Foto: Cláudio Kbene

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para publicar, na noite desta segunda-feira (28/11), uma foto ao lado de Kristinn Hrafnsson, editor-chefe do WikiLeaks, e o também editor da organização Joseph Farrell. O petista pediu a libertação de Julian Assange, fundador do portal.

“Me informaram da situação de saúde e da luta por liberdade de Julian Assange. Pedi para que enviassem minha solidariedade. Que Assange seja solto de sua injusta prisão”, escreveu Lula.

No Reino Unido

Assange está detido na prisão de alta segurança de Belmarsh, em Londres (UK). Em junho, o governo britânico aprovou a extradição dele aos Estados Unidos. No país, o australiano é acusado de espionagem após a divulgação de dados confidenciais militares dos EUA por meio da página WikiLeaks.

Assange divulgou, segundo o governo norte-americano, entre os anos de 2010 e 2011, cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e mais de 500 mil documentos confidenciais.

Agendas

Os editores Kristinn Hrafnsson e Joseph Farrell cumprem uma série de agendas na América Latina para aumentarem a mobilização ao redor da libertação do ativista. Em junho, Lula já havia se manifestado contra a extradição de Assange.

“Que crime o Assange cometeu?”, questionou o petista, que abriu um evento com representantes do meio cultural, em Maceió.”Se ele for para os EUA, extraditado, certamente é prisão perpétua e certamente ele morrerá na cadeia”. Para o ex-presidente, Assange apenas “denunciou as falcatruas feitas no país mais importante do planeta”.

“Nós, que estamos aqui falando de democracia, precisaremos perguntar: ‘Que crime o Assange cometeu?’ É o crime de falar a verdade, mostrar que os EUA, através de seu departamento de investigação, sei lá se da CIA, estava grampeando muitos países do mundo, inclusive grampeando a presidenta Dilma Rousseff”, disse Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?