metropoles.com

Lula: “Eleição de prefeito não tem muita incidência na presidencial”

Petista avaliou bom resultado do partido em locais como Rio Grande do Sul e disse que a “participação” importa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leandro Paiva/Campanha Boulos
Lula e Boulos na Paulista - Metrópoles
1 de 1 Lula e Boulos na Paulista - Metrópoles - Foto: Leandro Paiva/Campanha Boulos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou as perdas do PT no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Para o titular do Planalto, a participação da legenda foi “boa” em locais como Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

“Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, mas não tivemos boa participação em São Paulo. Em Minas Gerais, ganhamos as duas cidades que governamos. O PT cresceu o número de prefeitos e vereadores”, afirmou em entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza (CE).

“É coisa de eleição […] Chega um momento em que você perde, as pessoas mais importantes estão fazendo outras coisas”, avaliou. “A eleição de prefeito não tem muita incidência na eleição presidencial, porque nem todo prefeito no segundo ano de mandato está bem”, disse, em comparação com o pleito de 2026.

“Se perder a eleição, mas tiver boa participação, não tem problema, se prepara para as próximas”, destacou.

Lula falou que, de acordo com sua experiência em palanques, “quando você anuncia o prefeito ele é vaiado e quando anuncia o cara que perdeu ele é aplaudido. É muito importante fazer prefeito, porque ele dá o primeiro passo das políticas públicas”.

Fortaleza e São Paulo

Na passagem pela capital cearense, o presidente cumprirá agendas do governo federal e, depois, irá ao “megacomício” do candidato petista Evandro Leitão, que disputa a prefeitura da cidade com o deputado federal André Fernandes (PL).

“Não conheço o adversário do Evandro, não posso falar mal de quem eu não conheço”, falou. “Estou confiante que Evandro vai ser prefeito de Fortaleza, ele tem o apoio da maior liderança do Ceará, o Camilo [Santana], é o rei do voto no estado do Ceará”.

Já em São Paulo, o chefe do Executivo apoia a candidatura de Guilherme Boulos (PSol), com a vice Marta Suplicy (PT), contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Após as últimas pesquisas eleitorais, Lula disse entender “que o Boulos pode ganhar as eleições. Tivemos um problema no primeiro turno, porque é difícil convencer o petista a votar 50 ou outro número. Eu gravei para o Boulos dizendo que quem está habituado a votar 13 precisa votar 50 na cidade de São Paulo”.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?