metropoles.com

Lula e presidente da Espanha discutem futuro do acordo Mercosul-UE

Lula e o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, também discutirão a questão humanitária na Faixa de Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e presidente da Espanha, Pedro Sánchez
1 de 1 Lula e presidente da Espanha, Pedro Sánchez - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em visita ao Brasil, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (6/2), em Brasília. Eles discutirão o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, as relações bilaterais e os conflitos em curso na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

O presidente Lula tem tentado destravar as negociações em torno do acordo econômico, que já se arrasta há mais de 20 anos. Em 2019, o tratado chegou a ser assinado, mas não foi ratificado pelos dois blocos e, portanto, não entrou em vigor.

A expectativa era de que as negociações fossem concluídas durante a presidência do Brasil no Mercosul, entre julho e dezembro do ano passado. No entanto, as tratativas esbarraram na resistência do presidente da França, Emmanuel Macron, e na ameaça de Javier Milei, que havia acabado de ser eleito presidente da Argentina, de deixar o bloco sul-americano.

O presidente francês chegou a chamar o texto de “antiquado” e “contraditório”. “Sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar, mas está mal remendado”, disse Macron.

Ainda neste mês, Lula receberá a visita do presidente francês, prevista para acontecer entre os dias 26 e 28. O líder chegará ao Brasil por Belém, a sede da COP25. A agenda oficial de três dias deve incluir quatro cidades.

Caso aprovado, o acordo reduzirá barreiras comerciais, tarifárias e não tarifárias das nações, o que poderia impulsionar o comércio e o crescimento econômico.

Conflito em Gaza

De acordo o Itamaraty, Lula e Sánchez também vão discutir a situação humanitária na Faixa de Gaza, palco do conflito entre Israel e Hamas. Nas últimas semanas, o chefe do Executivo brasileiro subiu o tom contra os israelenses por causa das investidas na região.

Lula classificou as ações do governo de Benjamin Netanyahu como “genocídio” e “carnificina”, que afetam principalmente mulheres e crianças palestinas.

O presidente tem levado a questão a outros chefes de Estado. Na semana passada, às margens da VIII Cúpula da Comunidade da América Latina e Estados do Caribe (Celac), ele se reuniu com representantes da Colômbia, Chile e México para discutir a situação em Gaza.

Ao final, os líderes do bloco publicaram uma declaração conjunta em que lamentaram o “assassinato de civis israelenses e palestinos” e pediram um cessar-fogo humanitário imediato na região.

Outros temas

Durante a passagem de Sánchez, os presidentes também devem abordar o estado atual das relações bilaterais entre os dois países. Em maio do ano passado, os líderes se reuniram em Madri e assinaram acordos nas áreas de educação, trabalho e ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, está em pauta a reforma dos organismos internacional, como a Organização das Nações Unidas. O tema é uma das prioriodades da presidência brasileira no G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo.

Conforme a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Sánchez parte para São Paulo, na quinta-feira (7/3), para uma agenda com o governador Tarcísio de Freitas, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?