metropoles.com

Lula e Petro articulam reunião regional sobre seca na Amazônia

Estiagem histórica preocupa líderes de países amazônicos. Lula e presidente da Colômbia conversaram por telefone nesta quinta-feira (19/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, nesta quinta-feira (19/10), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Os líderes discutiram a situação de emergência causada pela seca histórica na região da Amazônia, ao Norte do país, que também atinge outros países da América do Sul.

Segundo o Planalto, os dois líderes debateram a possibilidade de um encontro, que também contaria com a presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para elaboração de um plano estratégico comum de enfrentamento à estiagem.

Com as rotas fluviais cada vez mais secas, os moradores da região enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos, como médicos e escolas. A crise é tamanha que a Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, decidiu adiantar o fim do período letivo das escolas ribeirinhas devido a estiagem.

Seca histórica

Rio Negro, um dos principais afluentes do Rio Amazonas, atingiu o mais baixo nível registado em Manaus na segunda-feira (16/10). O índice chegou a 13,59 metros, superando a marca histórica, de 2010, de 13,63 metros.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, 50 municípios amazonenses estão em situação de emergência, e 10, em alerta. A estiagem extrema tem prejudicado, principalmente as comunidades ribeirinhas, que dependem dos rios como meio de transporte e também onde buscam o sustento, tanto na pesca quanto no comércio de itens.

A seca que atinge Manaus e diversos municípios amazonenses se intensificou devido ao fenômeno climático El Niño, que começou em junho. No entanto, a expectativa é de que a situação fique ainda mais crítica no início do verão, entre dezembro e janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?