metropoles.com

Lula e Pacheco se reúnem, mas deixam corte de gastos em segundo plano

De acordo com senador presente na reunião nesta 4ª (13/11) entre Lula e Pacheco, falou-se sobre agências reguladoras e sucessão no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quarta-feira (13/11), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deixou em segundo plano as tratativas sobre o eventual projeto que tratará dos cortes de gastos do governo federal.

Ao sair do encontro, o líder interino do governo do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse que a reunião tratou principalmente de mudanças nas agências reguladoras e sucessão no Congresso Nacional.

Segundo o senador, o corte de gastos apareceu, mas sem especificidades. A cúpula do G20, o Grupo dos Vinte, no Rio de Janeiro na próxima semana também esteve em pauta. Otto disse que chegou a ser convidado a ir ao evento, mas não vai participar.

Como o tema dos cortes não foi tratado, a possibilidade de um eventual anúncio ficar para depois do encontro do G20 aumenta.

Otto explicou que o que o governo defende de mudança nas agências é que os presidentes passem a ter que seguir regras de desempenho. Assim, ficaria mais fácil eventuais trocas em caso de não cumprimento de metas estabelecidas.

Na segunda-feira (11/11), o deputado federal Danilo Forte (União-CE) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamenta as agências reguladoras. O texto ainda não iniciou sua tramitação no Congresso.

Pelo projeto, a Câmara passaria a ter maior responsabilidade de acompanhar e fiscalizar os atos normativos das agências, o que não tem o aval do governo.

Sucessão

Também estava presente na reunião o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito para suceder Pacheco na Casa. O PT, que já apoia o senador, se prepara para formalizar o apoio nos próximos dias. A principal preocupação dos petistas é com a garantia da governabilidade e da pauta favorável ao governo, principalmente no campo econômico.

Alcolumbre já tem o apoio de siglas como PL, União Brasil, Republicanos, PP, PSB e PDT.

Veja a lista de presentes na reunião desta manhã:

  • Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco;
  • Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha;
  • Advogado-Geral da União, Jorge Messias;
  • Líder em exercício do Governo no Senado, Senador Otto Alencar;
  • Senador Davi Alcolumbre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?