Lula e Nísia conversam no Planalto após reunião ministerial tensa
Reunião de Lula com ministros nesta segunda-feira (18/3) teve tom “tenso”, e ministra da Saúde chegou a se emocionar
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta terça-feira (19/3), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A conversa será no Palácio da Alvorada, com previsão de início às 17h.
O encontro ocorre um dia após reunião ministerial descrita como “tensa”, na qual parte da pressão e cobrança do presidente recaiu na ministra.
Nísia chegou a se emocionar e pediu um momento para se recompor após ser chamada para responder sobre como o ministério tem lidado com o surto de dengue no país e os motivos para o aumento de mortes entre os indígenas Yanomami, em Roraima.
A ministra é alvo também de pressão do Centrão, que deseja o comando da pasta por seu grande orçamento e relevância. Há reclamações de parlamentares sobre uma suposta demora de Nísia em liberar emendas.
Bronca de Lula resultou em demissão na Saúde
Na noite desta segunda-feira (18/3), houve mudança na pasta da Saúde, com a exoneração de Alexandre Telles da diretoria do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). Maria Aparecida Braga, superintendente da pasta no Rio de Janeiro, assumiu a vaga.
Telles foi alvo de denúncia de precariedade em hospitais federais no Rio de Janeiro. Segundo reportagem do Fantástico, da Rede Globo, unidades de saúde estavam equipadas com materiais vencidos e infraestrutura com rede elétrico comprometida, além de paredes danificadas.
O Ministério da Saúde, em nota, apontou compromisso com a reconstrução e o fortalecimento dos hospitais federais fluminenses, “para que toda a população do Rio de Janeiro tenha acesso à saúde pública de qualidade”.