metropoles.com

Lula e ministros se reúnem por 3 horas para debater corte de gastos

Palácio do Planalto traça estratégias para buscar um equilíbrio orçamentário a partir do próximo ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula assina pacto mariana 3
1 de 1 Lula assina pacto mariana 3 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido com os ministros da área econômica do governo nesta segunda-feira (4/11) para discutir o corte de gastos no orçamento da União. O encontro durou cerca de três horas no Palácio do Planalto, mas nenhuma medida foi anunciada, até o momento.

Participaram do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, além dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da Educação, Camilo Santana. Também estiveram presentes os secretários Dário Durigan e Guilherme Melo, da Fazenda, e Miriam Belchior, da Casa Civil.

Depois do encontro desta segunda, o Ministério da Fazenda informou que foi apresentado o quadro fiscal do Brasil, bem como as propostas em discussão. É esperado para terça-feira (5/11) outra reunião com os ministérios e a Casa Civil para ampliar o debate a respeito da revisão de gastos.

O governo Lula vinha sofrendo pressão para apresentar medidas de redução das despesas públicas. Na semana passada, sem anúncios, o mercado mostrou apreensão e a moeda norte-americana encerrou em R$ 5,87. Já nesta segunda, o temor arrefeceu e a moeda encerrou o pregão a R$ 5,78.

A equipe econômica do governo petista estuda propostas que visem o equilíbrio econômico das contas públicas para o próximo ano. Mais cedo, o ministro Haddad anunciou que deverá apresentar ainda nesta semana uma revisão de cortes de gastos.

“Minha ida [viagem oficial à Europa] estava dependendo dessa definição – se, nesta semana ou [na] semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula me] pediu para ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, disse a jornalistas.

Haddad estava com uma viagem prevista para Europa, mas cancelou a ida a pedido do presidente Lula para focar na finalização da proposta de corte.

A expectativa é de que a equipe econômica de Lula apresente ao menos uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para revisão dos gastos públicos, que será analisada pelo Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?