Lula durante posse de Lewandowski: “Não vou interferir no seu time”
O presidente afirmou que “a PF não persegue ninguém” e que o “governo não quer se meter”, mas apenas combater o crime no país
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a cerimônia de posse de Ricardo Lewandowski, como ministro da Justiça e Segurança Pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (1º/2), que não vai “interferir no time” do novo chefe da pasta.
“Sua equipe, você que monta. Qualquer coisa que dê errado a responsabilidade é sua. Não vou interferir no seu time. Você que vai responder pelas glórias, acertos e sofrimentos”, declarou o petista.
Lula acrescentou que Lewandowski, ao lado de Flávio Dino, antecessor imediado na chefia do ministério, “vai passar para a história normatizando a atividade do MJ”. “A PF [Polícia Federal] não persegue ninguém, governo não quer se meter, queremos é construir com governadores e estados a parceria necessária para combater o crime”, finalizou.
Posse de Lewandowski
Enrique Ricardo Lewandowski, de 75 anos, assumiu nesta quinta o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A primeira parte da cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
No discurso de posse, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou estar “profundamente honrado” pelo cargo e lembrou que a Justiça foi o primeiro ministério criado no Brasil, antes mesmo da instituição da República ou da Presidência.
Lewandowski fez um pronunciamento sobre a história e as funções da pasta, como a segurança pública, digital, proteção de terras indígenas e combate às drogas. E reafirmou que o trabalho dele será uma continuação de Flávio Dino.