metropoles.com

Lula diz ter transformado Lira e Pacheco de inimigos em amigos

Lula também comentou que não vai interferir na sucessão da Câmara e do Senado por não caber a ele essa função

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de Rodrigo Pacheco, Lula e Arthur Lira, em mesa no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Rodrigo Pacheco, Lula e Arthur Lira, em mesa no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter convertido inimigos em amigos no Legislativo, especialmente nas figuras dos presidentes do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“Vocês percebem que as coisas vão acontecendo. E vão acontecendo porque você estabelece capacidade de conversação. Quando eu tomei posse, o Lira era meu inimigo, hoje o Lira é meu amigo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, era meu inimigo, hoje é meu amigo”, afirmou Lula na abertura do 14º Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília (DF).

Além disso, o chefe do Executivo reforçou que não vai interferir na sucessão de Lira e Pacheco. “Não cabe ao presidente da República escolher quem vai ser o presidente da Câmara ou do Senado, cabe aos deputados. O papel do presidente é conviver com quem é presidente. E estabelecer conversa para aprovar o que é de interesse do Estado brasileiro. Esse é o milagre da política brasileira e que está acontecendo no Brasil hoje”, acrescentou.

No discurso, o petista também comentou sobre economia e voltou a questionar o patamar da taxa Selic, o índice básico de juros.

“Qual é a explicação da taxa de juros estar do jeito que está hoje? Estamos com a inflação controlada. A economia está crescendo. O menor nível de desemprego desde 2012, quando ele começou a ser medido. O maior aumento da massa salarial”, ressaltou.

“Eu não vejo nenhum motivo para as pessoas estarem desacreditas. Eu não vejo nenhum motivo para as pessoas estarem pessimistas. Porque o mundo só pode dar certo, se a gente quiser dar certo”, destacou Lula.

Colaborou Mariana Andrade

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?