metropoles.com

Lula diz que reforma tributária não é a que ele deseja, mas “tudo bem”

Reforma tributária “vai ser aprovada”, afirma Lula, mas admite que texto é o possível: “Temos que lidar com forças que estão no Congresso”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
LulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os 37 ministros do seu governo para uma reunião nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Local: Palácio do Planalto
1 de 1 LulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os 37 ministros do seu governo para uma reunião nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Local: Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (6/7), que a reforma tributária em discussão na Câmara “vai ser aprovada”, mas admitiu que o texto não é o que ele desejava. Para o petista, porém, a reforma é motivo de comemoração.

“Vocês têm de lembrar que, se for votada a reforma tributária hoje, vai ser a primeira vez na história da democracia que a gente faz uma reforma tributária num regime democrático, porque a última que tivemos foi num regime militar. Porque a reforma tributária só se faz em regime autoritário”, discursou Lula, em reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, em Brasília.

Lula afirmou, ainda, que é preciso lidar com as relações de forças no Congresso Nacional. “Os deputados que estão lá, bem ou mal, foram escolhidos pela sociedade brasileira”, apontou.

Por isso, o presidente pediu respeito aos parlamentares. “Então, em vez de chorar com o que a gente não tem, nós temos de conversar com o que a gente tem”, concluiu o petista.

A Proposta de Emenda à Constituição que instituiu a reforma tributária tem previsão de votação, ao menos em primeiro turno, nesta quinta, na Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), faz um esforço para votar a PEC nesta semana.

Para entrar na Constituição, porém, a PEC precisa passar em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?