metropoles.com

Lula diz que Pochmann é 100% íntegro e que Tebet sabia de indicação

Marcio Pochmann foi escolhido por Lula, na semana passada, para chefiar o IBGE. O nome do economista foi criticado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Lula (PT) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula (PT) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta terça-feira (1º/8), a 8ª live semanal. Na transmissão, Lula saiu em defesa do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, que teve o nome criticado quando a possibilidade foi ventilada. Para Lula, o economista é “100% íntegro”.

“Não é aceitável tentarem criar uma imagem negativa de uma pessoa da qualificação do Pochmann. Ele é um dos grandes intelectuais desse país. É um rapaz extremamente preparado. Eu confio na capacidade intelectual dele. Ele é um pesquisador exímio. Ficaram colocado dúvidas sobre a idoneidade dele. Eu queria dizer que, se tiver 10 pessoas da mais alta idoneidade, uma seria ele”, disse Lula durante a live.

3 imagens
Marcio Pochmann
Marcio Pochmann
1 de 3

Economista Marcio Pochmann e ministra Simone Tebet

Davilym Dourado/MPO
2 de 3

Marcio Pochmann

Divulgação
3 de 3

Marcio Pochmann

Divulgação

Na fala, o mandatário ainda foi contra a informação dada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, na última semana, quando, em entrevista coletiva, ela deu a entender que não tinha sido informada da decisão presidencial em indicar o economista para o órgão vinculado à pasta do Planejamento.

“A [Simone] Tebet sabe que ele é meu escolhido há muito tempo e, com muita clareza, ela ponderou que era importante terminar o Censo [demográfico], e terminou. Agora, o Pochmann vai tomar posse como diretor do IBGE. É só isso. O Pochmann é homem 100% íntegro.”, completou o presidente.

“Ele é qualificado, tem consciência política desse país. A Simone [Tebet] não tem nada a ver com isso. Ela é de muita qualidade e seriedade com esse país. Tentaram inventar briga, disseram que eu tava atropelando. Primeiro, que o presidente nunca atropela, faz o que tem de fazer. Atropelar não é o meu jeito de fazer política. Todo mundo sabe que eu penso assim, não tenho política pessoal de Lula ou do governo”, justificou o chefe do Executivo.

Não sabia da indicação

O imbróglio teve início na noite de quarta-feira (26/7), quando o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, confirmou para a imprensa que Lula havia escolhido Pochmann para chefiar o IBGE.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, admitiu, no início da tarde de quinta-feira (27/7), que só soube do nome pela fala de Pimenta.

“Quero deixar muito claro que já havia um consenso, dentro do meu ministério e do Palácio do Planalto, de que nós faríamos, no momento oportuno, a troca do presidente do IBGE”, afirmou Tebet a jornalistas, ao chegar ao Ministério da Economia para se reunir com o colega Fernando Haddad.

“Também fui avisada, não é de agora, faz alguns dias, de que o presidente da República teria um nome e gostaria de fazer uma escolha pessoal para a presidência do IBGE“, seguiu a ministra, dizendo não ter perguntado o nome.

Pochmann é professor da Unicamp e considerado um economista heterodoxo, antiliberal. A iminente nomeação é criticada por analistas mais ligados ao mercado financeiro e pela oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Tebet, o próprio presidente indicou o novo ocupante do posto na autarquia. A ministra ainda destacou que vai respeitar a decisão e o nome designado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?