Lula diz que ligou para Lira após “pontapés, tapas e socos” na Câmara
No mês passado, deputados protagonizaram discussões que quase terminaram em agressão física. Lula conversou com Lira sobre o assunto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após confusões envolvendo deputados que quase terminaram em agressão física, no mês passado.
O chefe do Executivo relatou a conversa durante uma reunião com parlamentares e ministros, nesta quarta-feira (17/7). Lula disse que pediu para que o deputado alagoano conversasse com deputados e senadores sobre as brigas.
“Esses dias eu liguei para o presidente da Câmara depois de uma briga que houve na Câmara — eu sei que houve uns pontapés, uns tapas, uns socos. Liguei para o presidente Lira e falei: ‘Lira, acho que é o seguinte, cara, você precisa conversar com os deputados e com os senadores’ porque é o seguinte: nós estamos promovendo um processo de degradação na função política”, ressaltou o presidente.
Lula disse ainda que esse tipo de comportamento pode estimular críticas às instituições públicas. “A gente tem um comportamento que leva, induz, a gente a cometer erros e ser achincalhado, como muitas vezes, é o Congresso Nacional, é o Senado, a Câmara, o Executivo, a Suprema Corte”, completou Lula.
Brigas na Câmara
No início do mês passado, a Câmara dos Deputados foi palco de grandes confusões que quase levaram parlamentares às vias de fato. Um dos casos envolveu os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Após uma discussão acalorada, os dois ameaçaram se agredir fisicamente.
Em outro episódio, na mesma semana, a deputada Luiza Erundina (PSol-SP) chegou a passar mal ao presenciar um bate-boca entre os colegas Marco Feliciano (PL-SP) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).
Depois das confusões, a Casa acelerou a aprovação de um projeto para punir com a parlamentares brigões com a suspensão de mandato. O presidente da Câmara também pediu alterações no regimento interno para evitar novos atritos.