metropoles.com

Lula diz que ligou para Lira após “pontapés, tapas e socos” na Câmara

No mês passado, deputados protagonizaram discussões que quase terminaram em agressão física. Lula conversou com Lira sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula e p Arthur LIra durante a posse de Flávio Dino como ministro do STF 2
1 de 1 Presidente Lula e p Arthur LIra durante a posse de Flávio Dino como ministro do STF 2 - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após confusões envolvendo deputados que quase terminaram em agressão física, no mês passado.

O chefe do Executivo relatou a conversa durante uma reunião com parlamentares e ministros, nesta quarta-feira (17/7). Lula disse que pediu para que o deputado alagoano conversasse com deputados e senadores sobre as brigas.

“Esses dias eu liguei para o presidente da Câmara depois de uma briga que houve na Câmara — eu sei que houve uns pontapés, uns tapas, uns socos. Liguei para o presidente Lira e falei: ‘Lira, acho que é o seguinte, cara, você precisa conversar com os deputados e com os senadores’ porque é o seguinte: nós estamos promovendo um processo de degradação na função política”, ressaltou o presidente.

Lula disse ainda que esse tipo de comportamento pode estimular críticas às instituições públicas. “A gente tem um comportamento que leva, induz, a gente a cometer erros e ser achincalhado, como muitas vezes, é o Congresso Nacional, é o Senado, a Câmara, o Executivo, a Suprema Corte”, completou Lula.

Brigas na Câmara

No início do mês passado, a Câmara dos Deputados foi palco de grandes confusões que quase levaram parlamentares às vias de fato. Um dos casos envolveu os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Após uma discussão acalorada, os dois ameaçaram se agredir fisicamente.

Em outro episódio, na mesma semana, a deputada Luiza Erundina (PSol-SP) chegou a passar mal ao presenciar um bate-boca entre os colegas Marco Feliciano (PL-SP) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Depois das confusões, a Casa acelerou a aprovação de um projeto para punir com a parlamentares brigões com a suspensão de mandato. O presidente da Câmara também pediu alterações no regimento interno para evitar novos atritos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?