metropoles.com

Lula diz que Lava Jato foi “mancomunação de juízes e procuradores”

Presidente Lula visitou refinaria de Abreu e Lima, envolvida em polêmica da Petrobras na Lava Jato, durante giro pelo Nordeste esta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (18/1), que as denúncias e os processos movidos contra ele na época da Operação Lava Jato foram resultado de uma “mancomunação entre juízes e procuradores desse país”.

A fala ocorreu durante participação do petista no evento de retomada dos investimentos na refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca (PE). As obras acabaram paralisadas em 2015 em meio a denúncias de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em gestões anteriores do PT.

“Eu vou dizer como presidente da República: tudo o que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre juízes desse país, alguns procuradores desse país, subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que queriam e nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras”, declarou Lula.

O presidente está em Pernambuco para participar da cerimônia de retomada das obras da refinaria de Abreu e Lima. Os novos investimentos no hub da Petrobras serão realizados com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A refinaria foi concebida na primeira gestão do presidente Lula, originalmente com a participação da petroleira venezuelana PDVSA, então sob o comando de Hugo Chávez, que acabou desistindo do projeto. O empreendimento, no entanto, nunca foi concluído e acabou sendo alvo de escândalos de corrupção envolvendo diretores da estatal, empreiteiras e políticos.

De acordo com o governo federal, as obras vão gerar cerca de 30 mil empregos. Em fase de contratação, a construção da refinaria tem data para finalização em 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão previstas para o segundo semestre deste ano.

“Pessoas que me acusaram estão apodrecendo”

Após dar a própria versão sobre a decisão do país vizinho de desistir da parceria, o petista defendeu que “nem deveria estar contando essas coisas” no evento.

“Já se passou muito tempo. O povo já me colocou de volta, as pessoas que me acusaram estão apodrecendo, porque sabem que mentiram. E sabem que o inferno os aguarda por tanta mentira que eles contaram. Eles sabem”, seguiu o chefe do Planalto.

Lula também citou líderes religiosos: “Os pastores que mentiram a meu respeito sabem que não estão falando em nome de uma religião séria, ou em nome de Deus. Eles sabem que estão mentindo, que Deus está vendo. Sabem que Deus sabe. Faz parte de um jogo sórdido. Talvez o pior que eu já vi”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?