metropoles.com

Lula diz que Estado é para quem “não conseguiu inventar uma Microsoft”

Ao receber premiação da Fundação Gates, Lula criticou bilionários por concentração de renda e por exploração do espaç

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de Premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, no Jazz at Lincoln Center. Nova York - Estados Unidos.
1 de 1 Presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de Premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, no Jazz at Lincoln Center. Nova York - Estados Unidos. - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nova York Ao receber premiação da Fundação Bill e Melinda Gates por sua luta no combate à fome e à pobreza, na noite desta segunda-feira (23/9), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o papel do Estado junto aos mais pobres.

“O rico não precisa do Estado. A classe média não precisa do Estado. Quem precisa do Estado são as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, que não têm uma profissão, que não conseguiram inventar uma Microsoft”, disse Lula ao lado do bilionário americano que inventou a Microsoft, arrancando risadas da plateia.

O petista citou como exemplos de seus mandatos no combate à fome e à pobreza programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, além da política de valorização do salário mínimo.

“O Bolsa Família eu diria, sem medo de errar, que é possivelmente a experiência mais bem-sucedida de combate à fome no mundo”, considerou Lula.

Lula disse achar “louvável” que um empresário como Gates invente uma fundação, mas disse que o que vai resolver o problema da misérie efetivamente não são doações, mas políticas públicas. Nesse sentido, ele propagou a Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, lançada pela Presidência brasileira no G20 neste ano de 2024.

Exploração do espaço

Lula ainda fez referências, sem citar nomes, a bilionários que exploram o espaço enquanto 700 milhões de pessoas no mundo passam fome.

“Os mais ricos do mundo estão construindo foguete e lugar pra morar e não tem. Vão ter que cuidar da Terra, o planeta que nós temos”, prosseguiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?