metropoles.com

Lula diz não ter ficado chateado com demissão de ministro do GSI: “Saiu por conta própria”

O ex-ministro Gonçalves Dias trabalhou na segurança do presidente Lula desde seu primeiro mandato e caiu após imagens com invasores em 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Documento governo presidente Lula ao lado do Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias
1 de 1 Documento governo presidente Lula ao lado do Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (20/4), a demissão do agora ex-ministro Gonçalves Dias, o G Dias, da chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). “Não fiquei chateado. Ele saiu por conta própria”, disse o presidente ao jornal O Tempo.

G Dias, general da reserva do Exército, tem longa relação com Lula. O militar trabalhou na segurança do petista desde seu primeiro mandato presidencial, iniciado em 2003. Dias era o único do primeiro escalão das Forças Armadas  atuando no terceiro governo do presidente, e caiu após reportagem da CNN mostrar que ele esteve no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, quando o prédio estava sendo invadido por golpistas. Imagens mostram o general escoltando alguns invasores para fora do 3º andar, sem mostrar atitude enérgica ou prendê-los no ato.

No final da tarde de quarta (19/4), o militar da reserva se defendeu alegando ter ido ao Planalto para retirar os golpistas e proteger o prédio, e disse que as imagens divulgadas estão descontextualizadas e foram vazadas com o objetivo de prejudicá-lo. O GSI tem negado pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação por parlamentares federais e do Distrito Federal para a disponibilização da íntegra das imagens gravadas por câmeras de segurança naquele domingo.

Com a demissão de G Dias, o GSI foi assumido interinamente pelo jornalista Ricardo Cappelli, um dos principais assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, e responsável pela intervenção federal na segurança do Distrito Federal após os atos golpistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?