metropoles.com

Lula diz desejar a Bolsonaro “presunção de inocência que eu não tive”

“O que eu quero é que seja investigado e apurado. Quem tiver responsabilidade pelos seus erros que pague”, disse o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula anuncia Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça 19
1 de 1 Lula anuncia Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça 19 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (8/2), que deseja que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha o direito a “presunção de inocência”. Ao contrário, ainda segundo o petista, de como ele foi tratado nas investigações da Lava Jato.

“Não quero fazer julgamento do que pode acontecer na Justiça brasileira. O que eu quero é que o ‘seu’ Bolsonaro tenha presunção de inocência que eu não tive. O que eu quero é que seja investigado e apurado. Quem tiver responsabilidade pelos seus erros que pague”, disse.

Na manhã desta quinta, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tempus Veritatis, para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Bolsonaro recebeu 24 horas para entregar seu passaporte à Justiça.

A declaração do petista foi dada durante entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na primeira vez que Lula vai ao estado desde que venceu as eleições presidenciais de 2022.

Bolsonaro está impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo por oito anos, a contar de 2022, por abuso de poder político. Ele foi condenado, em junho de 2023, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Trump e bolsonarismo

Ao ser perguntado se uma possível vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA) poderia fortalecer o bolsonarismo, Lula disse que as Eleições dos EUA não vão influenciar as questões domésticas do Brasil.

“Sinceramente não acredito que a eleição do Trump venha ter influência na eleição brasileira porque nunca teve. Acho que o Trump é uma questão americana, é a loucura americana. O outro [Bolsonaro] foi a loucura aqui”, brincou o petista.

Lula reforçou que foi “eleito para governar” e revelou que não fica pensando no que aconteceu em 2022, “quando se gastou quase US$ 60 bilhões no dinheiro público para tentar evitar que eu ganhasse as eleições”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?