metropoles.com

Lula discutirá situação de Gaza com Colômbia, Chile e México nesta 6ª

Encontro ocorre após o Hamas acusar Israel de matar mais de 100 pessoas durante a entrega de mantimentos em Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem colorida do presidente Lula em discurso na Guiana - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em discurso na Guiana - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá, nesta sexta-feira (1º/3), com representantes da Colômbia, Chile e México para discutir a situação da Faixa de Gaza.

A reunião ocorrerá no dia seguinte ao Hamas acusar Israel de matar mais de uma centena de pessoas durante a distribuição de mantimentos no território palestino.

De acordo com a agenda do presidente, Lula discutirá a questão com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o ministro das relações exteriores do Chile, Alberto van Klaveren; e a secretária de relações exteriores do México, Alicia Bárcena.

No mesmo dia, Lula ainda tem reuniões bilaterais marcadas com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Luis Arce. Além disso, Lula também se encontrará com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

A agenda é cumprida em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas.

Mais cedo nesta quinta-feira (29/2), o Hamas acusou Israel de matar mais de uma centena de pessoas durante a distribuição de comida na Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde de Gaza informou ainda que 760 pessoas ficaram feridas após soldados israelenses terem disparado contra a população palestina.

“Nesta manhã, caminhões de ajuda humanitária entraram no norte de Gaza. Os residentes cercaram os caminhões e saquearam os mantimentos entregues. Como resultado de empurrões, correria e atropelamentos dos caminhões, dezenas de habitantes de Gaza foram mortos e feridos”, alegaram os militares de Israel.

Guerra

A guerra entre Israel e Hamas eclodiu em 7 de outubro, quando o grupo extremista promoveu um ataque surpresa contra o território israelense. A ação deixou 1,2 mil mortos.

Desde então, as Forças de Defesa de Israel empreendem uma ofensiva contra a Faixa de Gaza. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, que é dominado pelo Hamas, o conflito deixou mais de 30 mil mortos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?