metropoles.com

Lula discute reunião com Biden e migração com representantes dos EUA

Encontro ocorre nesta segunda-feira (5/12), em Brasília, no hotel em que o presidente eleito Lula está hospedado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto colorida do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em brasília
1 de 1 foto colorida do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta segunda-feira (5/12), com representantes do governo dos Estados Unidos (EUA), em Brasília. Integrantes da equipe de Joe Biden chegaram ao local por volta das 11h para o encontro.

Lula está acompanhado do senador Jaques Wagner (PT-BA), do ex-chanceler Celso Amorim e de Fernando Haddad, cotado para o Ministério da Fazenda.

Segundo comunicado da Casa Branca, a reunião vai tratar de desafios comuns às duas nações, como o combate à mudança climática, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e a questão migratória.

Participam da reunião representantes do alto escalão da Casa Branca. Entre eles, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan; Ricardo Zúñiga, vice-secretario principal do estado para assuntos do hemisfério ocidental; e Juan González, assessor especial do Conselho de Segurança para a América Latina. O encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no país, Douglas Koneff, também está no evento.

O encontro deve tratar também de uma agenda que o petista pretende ter com Biden, ainda neste ano.

O presidente dos EUA convidou o presidente eleito para viajar a Washington, onde irá recebê-lo. Lula afirmou que precisa esperar a cerimônia de diplomação, marcada para 12 de dezembro, antes de marcar novas agendas internacionais, mas sinalizou que pretende encontrar Biden antes da posse.

No início de novembro, Sullivan informou que Biden pretende encontrar Lula pessoalmente para “expressar um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia e falar sobre uma variedade de suportes que podemos dar, não apenas técnicos, mas também financeiros”.

Reunião com equipe de Bolsonaro

Durante a tarde, às 14h30, a equipe do governo norte-americano se reúne com o almirante Flávio Rocha, atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro. Rocha é um dos nomes de confiança do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?