metropoles.com

Lula discute combate ao crime na Amazônia com presidente da Colômbia

Na agenda bilateral, Lula e Petro discutiram temas ligados à proteção da Amazônia. Brasil será homenageado na Feira do Livro de Bogotá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (31/5), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. No encontro, de cerca de duas horas, os líderes repercutiram as questões levantadas na reunião sul-americana, além de outras agendas ligadas à política regional e proteção da Amazônia.

Petro desembarcou no Brasil no início desta semana, para participar da Cúpula de presidentes da América do Sul, que ocorreu nessa terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty. Além do colombiano, Lula teve agendas bilaterais com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e com o chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández.

Petro confirmou que voltará ao Brasil para a reunião dos países amazônicos em Belém, no mês de agosto. Lula, por sua vez, lembrou que os dois também se encontrarão no Fórum de debates científicos sobre a Amazônia em Letícia, cidade na fronteira com a Colômbia, em julho.

Os presidentes também conversaram sobre a necessidade de mobilizar esforços conjuntos contra delitos ambientais e o crime organizado na região, combatendo madeireiros, atividade garimpeira ilegal, grileiros e narcotraficantes. Petro também informou a Lula que o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Bogotá de 2024.

A agenda, no entanto, precisou ser interrompida para a conversa por telefone agendada entre o mandatário brasileiro e o papa Francisco.

Lula registrou o encontro nas redes sociais.

Veja:

Cúpula sul-americana

Lula foi anfitrião de um encontro de cúpula nesta terça (30/5) que recebeu outros 10 chefes de Estado em Brasília e falou de metas ambiciosas, como a criação de moeda para o continente negociar com o resto do mundo. No entanto, a presença de Nicolás Maduro e a defesa pública que o petista fez do mandatário venezuelano se tornaram o assunto principal e fonte de desacordo entre líderes vizinhos.

Um dia antes da cúpula dos chefes de Estado, na segunda (29/5), Lula recebeu Maduro para um encontro bilateral no Palácio do Planalto e minimizou as denúncias de violação dos direitos humanos na Venezuela. Para o presidente brasileiro, Maduro e seu regime seriam vítimas de uma “narrativa” sobre ausência de democracia.

A defesa aberta de Lula ao venezuelano incomodou parte dos presidentes convidados para o encontro do dia seguinte. A voz mais dura a se levantar contra o discurso do brasileiro foi a do mandatário do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que transmitiu pelo Instagram as críticas a Lula feitas em reunião fechada no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Lacalle Pou não chegou a citar o nome de Lula, mas disse que ficou “surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”.

O outro presidente a levantar a voz contra a fala de Lula, porém, é de esquerda, como o brasileiro: o chileno Gabriel Boric. Na mesma reunião que tinha apenas os chefes de Estado do continente, Boric afirmou que é “impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela”.

As falas de Lacalle Pou e Boric fizeram pesar o clima na reunião e esfriaram a ideia de Lula de reviver um organismo multilateral entre os países sul-americanos, como foi a Unasul, vigente em seus mandatos anteriores e sepultada definitivamente na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?