Lula discute com Pacheco indicação para presidência do BC, diz Haddad
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a questão da presidência do Banco Central (BC) já entrou no “radar” de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta terça-feira (13/8) que a escolha do próximo presidente do Banco Central já está sendo considerada pelo presidente Lula (PT).
Segundo Haddad, Lula discutirá a indicação diretamente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já que o Senado é responsável por sabatinar e aprovar o nome indicado.
“Entrou no radar do presidente [Lula] essa questão e ele ficou de discutir com o presidente Pacheco essa questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral”, afirmou o ministro.
Haddad destacou ainda que a definição da data para a indicação depende do diálogo entre Lula e Pacheco.
O governo tem interesse em aprovar o novo presidente do BC durante um esforço concentrado do Congresso, antes das eleições municipais de outubro.
Nomes mais cotados
Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, encerra seu mandato no fim deste ano. O nome mais cotado para sucedê-lo é o de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e ex-número 2 de Haddad no Ministério da Fazenda.
Haddad afirmou que a decisão sobre a indicação deve ser anunciada nas próximas semanas, mas que “o nome é atribuição exclusiva do presidente anunciar”.