Lula deve se reunir com Pacheco só na próxima semana
Lula não quis detalhar encontro com Lira, no último domingo. Objetivo do presidente é apaziguar relações com presidentes da Câmara e Senado
atualizado
Compartilhar notícia
Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devem se reunir apenas na próxima semana para debater pautas de interesse do governo e a relação entre o Executivo e o Legislativo.
O encontro ocorrerá após uma semana de tensão no Congresso Nacional. Uma série de projetos negativos para o governo, as chamadas pautas-bomba, estão em tramitação nas duas Casas Legislativas.
Lula tem demonstrado interesse em estreitar a relação com os chefes do Congresso. No último domingo (21/4), ele se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em um encontro no Palácio da Alvorada. A reunião não foi registrada na agenda oficial de nenhum deles.
Em café da manhã com jornalistas na terça-feira (23/4), Lula não quis revelar detalhes sobre o encontro. “Se eu fizesse reunião com Lira e quisesse que a imprensa soubesse, eu comunicaria à imprensa. Quando fizer a reunião, comunico o assunto, digo o resultado da conversa. Não tive reunião com o Lira, tive uma conversa. Não sou obrigado a dizer”, disse, sorrindo.
Sessão do Congresso cancelada
Para evitar derrotas, o governo pediu que a sessão do Congresso para análise de vetos, prevista para a noite de quarta-feira (24/4), fosse adiada. O governo não conseguiu fechar acordos para pautas, como a distribuição de emendas parlamentares. A previsão é de que a sessão ocorra somente na semana de 7 a 9 de maio.