Lula deve enviar hoje para o Senado indicação de Zanin ao STF
A expectativa é que o presidente Lula formalize a indicação durante reunião com o presidente da CCJ no Senado, Davi Alcolumbre
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar ao Senado Federal, nesta quinta-feira (1º/6), a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto.
O convite a Zanin foi feito oficialmente em encontro com Lula no Planalto, nessa quarta-feira (31/5). A expectativa é que o mandatário formalize a decisão em reunião no fim da tarde com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A vaga de Lewandowski no Supremo está em aberto desde 11 de abril, quando o ministro se aposentou. A demora em oficializar um nome não é de praxe. O último indicado por Lula, Dias Toffoli, em 2009, foi anunciado apenas 16 dias após a aposentadoria de seu predecessor, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.
A suspeita é que Lula estava segurando o nome enquanto articula com senadores a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e no plenário do Senado. A votação é considerada prova de fogo de Lula na Casa Alta, que deverá testar o tamanho da sua base aliada.
Uma derrota seria acachapante para o governo. Isso porque desde 1890 apenas cinco indicações de presidentes foram derrubadas pelos senadores. Todas as rejeições ocorreram em 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto.