Lula despachará do Alvorada após cirurgia no quadril no fim deste mês
A cirurgia de Lula ocorrerá em setembro, pouco depois da participação do mandatário na Assembleia Geral da ONU
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, enquanto estiver em recuperação após a cirurgia que fará no quadril, no fim deste mês de setembro. A operação será em um hospital particular de Brasília (DF). Ainda não há confirmação médica sobre o período de convalescença após o procedimento, mas a previsão é que ele tenha que passar seis semanas sem viajar.
Conforme o Metrópoles publicou, o presidente passará por um procedimento chamado artroplastia do quadril. O problema tem causado dores no mandatário e só pode ser resolvido com cirurgia, que será realizada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
“Quero fazer a cirurgia porque não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”, destacou o presidente, em julho.
A data prevista para o procedimento cirúrgico é a sexta-feira (29/9), período que concilia a agenda internacional do titular do Planalto, já que foi pensada para impactar o mínimo possível a rotina do mandatário. Lula deverá ficar cerca de seis semanas sem viajar em função da recuperação.
Na próxima sexta-feira (15/9), Lula viaja para Cuba para participar da Cúpula do G77+China, em Havana. Em seguida, o petista desembarca em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), onde fará discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após a data, o próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá em novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Deve ser justamente este o primeiro compromisso externo dele após a cirurgia.
Confira a lista de compromissos internacionais próximos à data da cirurgia de Lula:
- Cúpula do G77 em Cuba: 15 e 16 de setembro;
- Assembleia Geral da ONU nos EUA: de 16 a 22 de setembro; e
- 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos: de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Mais de 8 mil pessoas esperam pela mesma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é considerado de baixo risco e inclui prótese no quadril.