Lula: “Desoneração do jeito que eles querem é só para aumentar lucro”
Segundo o presidente Lula, levar a questão ao STF tinha como objetivo “sentar na mesa, negociar, e cada empresário dizer o que vai fazer”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (7/5), querer negociar com empresários a questão da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
“Desoneração do jeito que eles querem é só para aumentar o lucro. Queremos contrapartida. Quero desoneração para aumentar lucro ou para aumentar o salário dos trabalhadores?”, questionou, em entrevista ao programa Bom dia, presidente.
“Quando entramos na Suprema Corte, o objetivo é sentar na mesa, negociar, e cada empresário dizer o que vai fazer. Ninguém garante que vai manter o emprego. Não tem nada escrito, queremos apenas seriedade dos empresários”, ressaltou.
No fim de abril, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos da lei para prorrogar a desoneração da folha até 2027. Zanin atendeu a uma demanda da Advocacia-Geral da União (AGU) e atentou para um possível “desajuste significativo nas contas públicas e um esvaziamento do regime fiscal constitucionalizado”.
O Senado pediu revisão do despacho do ministro, sob o argumento de que os parlamentares, ao votarem favoravelmente à medida, estavam cientes do impacto nos gastos tributários.
Ainda em temas da economia, o chefe do Executivo mencionou a meta do déficit zero e disse ficar “irritado” com notícias nesse sentido.
Para o presidente, é preciso também considerar o “déficit social”. “Parem de olhar só para a conta bancária, olhem para o povo. Às vezes fico irritado quando vejo muita notícia de déficit fiscal, é uma discussão inócua de um país sério. Celeridade fiscal eu tenho e já provei”, falou.