Lula desembarca na França para cúpula econômica e agendas com Macron
Lula participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris. Presidente terá agendas com lideranças de quatro países
atualizado
Compartilhar notícia
Após dias de uma agenda movimentada na Itália e no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quinta-feira (22/6) na França. Em Paris, o mandatário brasileiro participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, e tem agendas previstas com o presidente Emmanuel Macron e outros líderes estrangeiros.
O primeiro compromisso do mandatário em território francês é um almoço com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics. Em seguida, ele participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris.
ACONTECE AGORA| Presidente @lulaoficial acompanhado de @janjalula e do ministro do @itamaratygovbr, Mauro Vieira, acabam de chegar em Paris 🇫🇷
Acompanhe a cobertura nas redes oficias do @govbr pic.twitter.com/5nD8Q0316s
— Governo do Brasil (@govbr) June 22, 2023
Durante a cúpula, Lula terá uma agenda bilateral com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com lideranças centro-americanas: o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; e o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry.
Depois, deve discutir sobre a agenda climática e os preparativos para a Cop-30, no Brasil, com o presidente da Cop-28 nos Emirados Árabes Unidos, Sultan al Jaber.
Discurso em frente à Torre Eiffel
Às 20h15 no horário local (15h15 em Brasília), Lula vai discursar no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa. O convite para participação neste último encontro foi feito por Chris Martin, do Coldplay.
Mais tarde, ele será recepcionado para um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de delegação participantes da cúpula.
Na sexta-feira (23/6), ele participa do Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris, além de se reunir com Macron. Na bilateral, os dois chefes de governo devem tratar de temas relacionados ao meio ambiente, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e a guerra na Ucrânia.
Agenda na Itália
No início desta semana, Lula teve uma agenda movimentada na Itália e no Vaticano. O primeiro compromisso local foi com o ex-primeiro ministro italiano Massimo D’Alema. Na sequência, Lula se reuniu com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, primeira mulher à frente da centro-esquerda italiana.
Ainda na manhã desta quarta, o petista esteve com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Nas redes sociais, Lula disse que o encontro serviu para discutir o “estreitamento das relações” entre Brasil e Itália e o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
Temas como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a eleição de dom Jaime Spengler como novo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram abordados. Na reunião bilateral, os dois também debateram questões relacionadas ao meio ambiente, à fome e ao Mercosul.
Esse é o primeiro encontro presencial de Lula com o papa Francisco desde que o petista assumiu o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República.
Lula também convidou pontífice para visitar o Brasil e acompanhar o Círio de Nazaré, em outubro deste ano, em Belém. Francisco esteve no Brasil há 10 anos, na edição de 2013 da Jornada Mundial da Juventude.