metropoles.com

Lula desembarca em Hiroshima, no Japão, para reunião do G7

Presidência interina fica nas mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), até terça-feira (23/5). Lula terá encontros bilaterais no Japão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula chega em Hiroshima
1 de 1 Lula chega em Hiroshima - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, no início da tarde desta quinta-feira (18/5), em Hiroshima, no Japão, onde participa da 49ª Cúpula do G7. O retorno está marcado para a próxima terça-feira (23/5). Até lá, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), assume interinamente o comando do país.

Até chegar ao Japão, Lula fez escalas no México e no Alasca. Veja imagens da chegada:

No começo de abril, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, convidou Lula para participar da reunião e fazer uma visita oficial ao país.

O encontro

Entre sexta-feira (19/5) e domingo (21/5), o chefe do Executivo brasileiro participará de três reuniões temáticas da cúpula e terá encontros bilaterais com pelo menos três outros chefes de estado e de governo. O G7, como o nome sugere, reúne os 7 países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

A última vez em que o Brasil participou do G7 foi em 2009, com o próprio Lula. O país participou das cúpulas de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Além do Brasil, que não faz parte do grupo, foram convidados os presidentes dos seguintes países: Austrália, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Indonésia, Índia, Indonésia, Vietnã e Coreia do Sul.

Também participam representantes da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC), Banco Mundial e outros organismos internacionais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?